Blog

29
maio

Quer ser Cozinheiro?

Muitas pessoas não se perguntam: como é a vida de um Chef de cozinha? Elas imaginam!
Pois bem, este texto vou resumir (resumir mesmo!) como é a vida de um funcionário de cozinha. Digo, funcionário de cozinha para todos aqueles que trabalham no dia-a-dia independentemente do cargo.
Gastronomia é o conjunto de conhecimentos e práticas relacionados a cozinha. Esta frase define bem. Um professor, um garçom, um gerente de A&B (Alimentos e Bebidas), Stewart, enfim, todos os cargos existentes dentro de um estabelecimento onde envolva comida fazem parte da gastronomia.
Mas como é a vida de um funcionário de cozinha?
Sacrificante e Viciante. Sacrificante pois você trabalha em um ambiente quente, barulhento e com pessoas das quais você depende do trabalho delas para que o seu também saia de forma perfeita. Por que? Pois não adianta você fazer o seu serviço bem feito se o seu colega não fizer! Mais um desafio: se manter motivado e motivar a equipe. Sacrificante, pois sua vida social nunca mais será a mesma, enquanto amigos e familiares estão aproveitando a folga você está nos dias de maior movimento; e quando é sua folga e você quer curtir, todos seus amigos e familiares estão trabalhando. Acostume-se a viver sozinho! Lado bom disso: você aproveita seu tempo com você! Assiste o filme que você quer, prepara pratos que você quer, pratica esporte individuais onde você entra em um mundo particular e se desafia todo dia, melhorando sua qualidade de vida. Viciante pois cada dia é dia de um novo desafio, cada dia é dia de final de Copa do Mundo. Se hoje vc mandou bem e teve um excelente dia de trabalho, amanhã tem tudo para ser um dia cheio de erros, com displicência, excesso de confiança, sem falar na expectativa elevada com que os clientes vão ao estabelecimento para serem surpreendidos novamente. Ou seja, humildade sempre!
Viciante! Pois você tem o mundo em suas mãos, você pode viajar pelo mundo sem sair da cozinha. Criar ambientes, situações, surpresas das quais nenhum dinheiro pagaria. Viciante pois você percebe o quanto sua energia é forte! O cozinheiro tem o “poder” de passar boas energias para as pessoas através dos alimentos. O estado de espírito influencia muito no dia a dia de um cozinheiro. Você deve estar bem consigo mesmo para seu dia de trabalho ser especial e como falei acima, você passa a se conhecer melhor e saber o que te faz bem e o que te deixa bem! E acreditem, isso é percebido pelas pessoas ao seu redor!
Por falar nisso, Humildade: O Principal ingrediente de sucesso de um Cozinheiro. Saber escutar, cumprir ordens, escutar críticas, não valorizar apenas elogios, fazer o que for preciso na cozinha, entre outros. Respeito aos colegas de trabalho e profissão.
Uma frase que levo sempre comigo e que foi dita na minha segunda semana de faculdade por um colega (e não professor) com 15 anos de carreira (e de sucesso!). Quando eu soube da carreira de sucesso e do cargo que tinha e da empresa que trabalha, perguntei (incrédulo) o que ele fazia em uma faculdade com alunos sem conhecimento algum na área e com professores com o mesmo conhecimento (as vezes menos) que ele, ele respondeu: “Pode ter um menino de 10 anos que frita um ovo melhor do que eu, eu sei que ele existe, preciso achá-lo para aprender como ele faz.”

Você também pode gosta:
Cozinha Artesanal: uma experiência reconfortante
Os Excêntricos sabores Asiáticos

1 Response

  1. Tia Rê

    Adorei ler seus post. Você sabe que odeio o que você mais gosta de fazer . Talvez por isso me tornei sua fã n°1. Te admiro e me orgulho muito de você. Te amo.

Deixe um comentário